Praga no Twitter faz perfis infectados distribuírem spam
Ataque registrado no final de semana divulgava link de site malicioso.
Twitter disse já ter resolvido, mas já se fala em nova versão de ataque.
Juliana Carpanez Do G1, em São Paulo
Twitter, que tem o logotipo acima, permite mensagens de até 140 caracteres. (Foto: Divulgação )
Uma praga identificada neste final de semana, no site de microblog Twitter, fez com que diversos usuários divulgassem, involuntariamente, o link para um site malicioso. Ainda não há informações precisas sobre o funcionamento do código -- nenhuma empresa de segurança se manifestou sobre o caso --, mas acredita-se que uma simples visita a um perfil infectado faria com que o internauta se contaminasse, divulgando em seu próprio perfil o link para o site.
A equipe do Twitter divulgou uma mensagem em sua página de status comentando a onda de ataques. “Fomos informados neste sábado [11] sobre um site malicioso que estava espalhando links no Twitter sem o consentimento dos usuários, aproveitando-se de uma vulnerabilidade. Tomamos as medidas para remover essas atualizações ofensivas e fechar as brechas que permitiam a propagação dessa praga. Senhas, números de telefone e outras informações sigilosas não foram comprometidas durante o ataque.”
O site malicioso, que não deve ser visitado por questões de segurança, é o Stalk Daily. Alguns usuários que tiveram seus perfis invadidos – inclusive no Brasil – afirmam que a praga alterou informações relacionadas à biografia dos usuários (nome e endereço da página, por exemplo). Apesar de o Twitter ter divulgado já ter tomado as medidas necessárias, os usuários não devem visitar o perfil daqueles que sugerem uma visita a esse site.
Altieres Rohr, colunista especializado em segurança do G1, afirma não se tratar de um vírus, porque a praga não infecta o computador das vítimas. “É bem provável que o golpe não tenha conseguido roubar as senhas de quem foi afetado, porque, segundo as informações divulgadas até agora, ele parece usar a sessão logada do internauta para fazer as alterações. Mesmo assim, é melhor prevenir futuros problemas alterando a senha, e também as informações de nome e URL alteradas pelo código no perfil do Twitter.”
Vítimas
Uma busca por twitts (mensagens) em português traz informações de usuários brasileiros que foram atacados: “apaguei as twittadas do link StalkDaily. Eles mudaram algumas coisas no meu perfil, mas eu já arrumei de volta” e “cuidado aí, moçada, um *** acaba de invadir minha conta no Twitter e publicar um tweet, um tal de Mikeyy. Troque a senha”, são algumas das mensagens. Em muitos casos, os internautas simplesmente repassam a informação da existência de um vírus no serviço de microblog.
Yuri Vieira identificou o ataque a seu perfil no domingo pela manhã e alertou outros usuários. (Foto: Reprodução )
O escritor e cineasta Yuri Vieira, 37, percebeu que seu perfil havia sido atacado no domingo pela manhã. Além da publicação de uma mensagem não-autorizada, a aparência de sua página foi modificada – tanto a imagem de fundo quanto a configuração de texto, links e barra lateral. No lugar de seu nome, entrou a palavra Mikkey, e um texto em javascript apareceu em sua descrição.
Por não se tratar da divulgação de um link malicioso, mas sim da frase “Mikkey is done”, é possível que o cineasta tenha sido vítima de uma nova leva de ataques.
“Fiquei com receio de não conseguir retomar a conta e de ver alguém publicando em meu nome, mas isso não ocorreu”, contou Vieira ao G1. “Não que eu não confie mais no site, porque sei que irão melhorar a segurança, mas vou tomar mais cuidado ao visitar perfis de desconhecidos enquanto durar o ataque”, explicou o internauta. Ele alterou sua senha e apagou todos os vestígios da nova configuração.
Novos ataques
Apesar do comunicado do Twitter, há informações sobre um novo ataque, realizado neste domingo (12). Fontes como a “Sky News” e “Breaking News On” afirmam que o responsável pela praga de sábado, um jovem nova-iorquino de 17 anos identificado como Mikeyy Mooney, criou e já espalhou uma nova versão do código malicioso.
O ataque mais recente deixou de divulgar o link malicioso, publicando apenas a frase “Mikeyy is done” (algo como “Mikeyy já acabou”). Essa frase que apareceu no twitt de Yuri Vieira, na manhã deste domingo.
O jovem Mikeyy Mooney teria admitido, em entrevista no sábado ao “Breaking News On”, ser responsável pela praga que disseminava o link malicioso. “Estou ciente do ataque e sou responsável por ele”, teria dito. A justificativa para a criação do código seria “dar aos desenvolvedores uma amostra do problema e, desta forma, promover meu nome e o meu site”.
Leia mais notícias de Tecnologia
twitter.com/davidsena|12/04/200918h56
O site tá ficando vizado pelos crackers de araque...
zé|12/04/200916h14
uhul, 1º no comment...
n adianta nada, sempre haverão novas pragas, mas é sempre bom combatê-las